Danil Medvedev mostrou muita garra para superar James Duckworth por 6-7 (8-10), 6-2 e 6-3 e garantir sua primeira final em piso rápido desde Indian Wells do ano passado, durante o ATP 250 de Almaty, no Cazaquistão. Essa campanha vem para confirmar o bom momento do russo, que já tinha chegado às semifinais nos torneios de Pequim e Xangai recentemente.
Com essa vitória, Medvedev alcança a 40ª final de nível ATP em sua carreira, um feito impressionante que só o sérvio Novak Djokovic supera entre os jogadores ativos. O tenista de 27 anos agora mira o seu primeiro título na temporada, o que seria um respiro depois da última conquista no Masters 1000 de Roma.
Além da disputa pelo troféu em Almaty, o duelo também é importante para as ambições de Medvedev se classificar para o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores da temporada e que este ano será em Turim, na Itália. Atualmente, ele está na 13ª posição na corrida para o Finals.
Por sua vez, Duckworth, que havia passado pelo quali e subiu 30 posições no ranking, chegando ao 108º lugar da ATP, buscava sua segunda final neste torneio, que já teve sua edição sediada em Astana em 2021. O australiano começou bem e chegou a salvar dois set points no tiebreak do primeiro set, fechando-o em 10-8.
No segundo set, Medvedev conseguiu duas quebras importantes, dominou as ações e forçou a definição em um terceiro set. No set decisivo, o russo quebrou o saque do adversário duas vezes e fechou a partida com um 6-3 em seu segundo match point.
“Acho que nosso nível hoje foi incrível, tanto meu quanto do meu oponente. No tiebreak, poderia ter jogado melhor, mas faz parte. Durante todo o jogo, tivemos pontos espetaculares, então estou muito feliz de ter conseguido essa vitória”, afirmou Medvedev após o triunfo.
Na final, Medvedev enfrentará o francês Corentin Moutet, que bateu o jovem americano Alex Michelsen em um jogo bastante disputado, parciais 7-5 e 6-4. Moutet mostrou força para virar e garantir sua vaga na decisão, contando com quebras cruciais e bons saques para segurar a pressão.
O ATP de Almaty segue como uma importante oportunidade para os jogadores se destacarem em piso rápido fora dos principais eventos do calendário e buscarem pontos importantes para o ranking.
Fonte: Ubitennis